PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/01/2018

Série Arduino Básico #30 - Sensor de luz LDR com sinalizador de Leds

image

Série Arduino Básico

Continuando nossa Série Arduino básico, hoje mostraremos um projeto que cria um circuito onde um sensor LDR ao detectar luz forneça um feedback luminoso da quantidade de luz detectada através de 3 leds, sendo 1 verde, para grande quantidade de luz recebida, 1 amarelo, para valores intermediários e 1 vermelho, quando o sensor recebe pouca luz.

Observação: Para este projeto utilizaremos um sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência, que nada mais é do que um componente eletrônico do tipo resistor variável, mais especificamente, um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (luminosidade) que incide sobre ele.

Objetivo: Para fins didáticos e projetos de automação.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Led RGB controlado potenciômetro

Acesse o link: Projeto 30 - Sensor de luz LDR com sinalizador de Leds

1. Quando você iniciar o programa, o led verde deverá ficar aceso, pois os valores da luminosidade do ambiente deverão estar maiores que o valor de referência que você utilizou no projeto (no nosso projeto utilizamos 200).

2. Reduza um pouco a luz ambiente que incide sobre o sensor e o led aceso deverá acender, desde que o valor lido no sensor esteja entre os valores de referência (no nosso projeto utilizamos valor máximo de 200 e mínimo de 40).

3. Reduza mais a luz ambiente até acender o led vermelho e acionar o alarme. Isto acontece quando o valor lido no sensor LDR estiver abaixo do valor de referência (no nosso projeto utilizamos 40).

4. Abrindo o Monitor Serial do IDE do Arduino, você poderá fazer as leituras do sensor a qualquer momento.

image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 30 - Sensor de luz LDR com sinalizador de Leds

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics