PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

13/06/2017

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab

Resultado de imagem para octave logo

MatLab para que serve?

Escrito em 24/04/2016 e atualizado em 13/06/2017

Quem estuda matemática, física ou engenharia com certeza já utilizou os aplicativos Matlab® ou o Mathematica.  Estes softwares, chamados de CAS (Computer Algebra System), fazem todo o trabalho matemático necessário para qualquer área, incluindo cálculos integrais, derivadas, análises, gráficos e plugins que se conectam com outros softwares ampliando suas funcionalidades.

O MatLab é uma linguagem de desenvolvimento e de programação mais utilizado no Brasil, destinado aos pesquisadores científicos, professores, estudantes e profissionais nos domínios da física, matemática e engenharias. O software permite realizar tarefas altamente complexas e com grandes quantidades de cálculos matemáticos.

Infelizmente, tanto o MatLab como o Mathematica não são gratuitos. Aliás, são bem caros por sinal, em torno de U$ 300,00 a  2.500,00 por licença, dependendo do pacote adquirido. Pensando nisso, pesquisamos e encontramos um programa gratuito e com funções bastante semelhantes. Trata-se do GNU Octave, um software livre alternativo e compatível com o Matlab.

GNU Octave software alternativo ideal

Nesta artigo vamos mostrar como baixar o software GNU Octave (leia mais no Wikipedia), um programa alternativo ao MatLab e ao Mathematica.

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Existem outros softwares que também são gratuitos e alternativos ao MatLab. Entretanto, o GNU Octave usa a mesma sintaxe, ou seja, permite que uma pessoa que já utiliza o MatLab possa utilizar sem problemas o software alternativo. Inclusive, muitos scripts são completamente compatíveis nos dois programas sem qualquer necessidade de alteração.

Detalhes técnicos do GNU Octave

  • Octave é escrito em C++ usando bibliotecas STL.
  • Octave usa um interpretador para executar os scripts dessa linguagem.
  • Octave é extensível a partir da utilização de módulos carregáveis.
  • O interpretador do Octave trabalha em conjunto com os softwares gnuplot e Grace para plotar gráficos, grafos e para salva-los

Agora se você está disposto em utilizar o software indicado, recomendamos que tenha em mente que ao utilizar programas alternativos é necessário uma nova aprendizagem. Por mais semelhante que um software seja do outro, não são iguais. No caso do GNU Octave, embora a linguagem seja idêntica ao MatLab, a plotagem dos gráficos não é. Isto porque este software utiliza a engine gratuita GNUplot e o MatLab tem sua engine embutida. Outras diferenças poderão também ser encontradas ao longo da utilização.

Download do software alternativo GNU Octave

Acesse o site: https://www.gnu.org/software/octave/

Clique em [Download].

image

Clique na guia com o sistema operacional que você utiliza no seu computador. No nosso exemplo vamos escolher o Windows: https://ftp.gnu.org/gnu/octave/windows/

image

Escolha o link de instalação mais recente  do software. No exemplo vamos escolher o link: octave-4.2.1-w64-installer.exe.

Atenção: Se você utiliza o Windows, verifique qual a versão do seu sistema operacional, w32 ou w64. Se você não sabe como identificar a versão do Windows utilizada, leia: Como saber se o Windows está executando a versão de 64 bits ou 32 bits (x64 ou x86)

image

Clique no botão [Salvar arquivo] para baixar o arquivo de instalação.

image

Aguarde o download e clique no arquivo executável para iniciar a instalação.

image

Se você estiver utilizando o Windows 10, vai visualizar uma janela com uma nota que diz que o software não foi testado no Windows 10 e pergunta se você quer continuar com a instalação. Clique em [Sim].

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Se você não tem instalado na seu computador o Java Runtime Environment (JRE), vai visualizar uma janela com uma nota informando isto. Clique em [Sim] para continuar a instalação.

image

Clique no botão [Next].

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Clique em [Next].

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Clique em [Next] novamente.

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Clique em [Install].

image

Aguarde alguns instantes

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Finalmente clique em [Finish] para concluir a instalação e rodar o software.

Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab - Visual Dicas

Na primeira vez que você abre a interface gráfica do Octave, é necessário clicar no botão [Avançar] para criar e armazenar o arquivo de configuração.

image

Mantenha a caixa de seleção marcada em “Permitir que o Octave se conecte à Internet para buscar as novidades e informações atuais da comunidade” e clique novamente em [Avançar].

image

Clique em [Finalizar] para abrir pela primeira vez a interface gráfica GNU Octave.

image

O software foi instalado com sucesso.

image

Pronto, agora é com você. Aproveite o software e bons trabalhos….

Na imagem abaixo veja o gráfico que fiz seguindo o tutorial do próprio Octave: http://octave.di.uminho.pt/index.php/Gr%C3%A1ficos

image

Para começar usar o software gratuito CNU Octave leia o tutorial básico da Unicamp:

http://www.ime.unicamp.br/~marcio/tut2005/octave/042565Cassia.pdf

 

Outros softwares alternativos ao MatLab

O Scilab é a alternativa gratuita de maior desenvolvimento. Atualmente em sua versão, é utilizado em muitas universidades europeias, principalmente franco-suíças, e seu desenvolvimento é o mais ativo das alternativas. Também contém uma toolbox chamada Scicos, que permite modelamento. Possui plugins que interagem com uma vasta gama de softwares, desde o Excel até o LabVIEW.

O Maxima é o mais antigo de todos, pois seu código fonte é baseado no programa Macsyma, escrito em linguagem LISP.

byALF

1 comentários:

Unknown disse...

Legal,vou baixar para testar!

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics