PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

19/09/2012

Como criar um site móvel para o Android de graça!

image

Seu site está preparado para aparelhos móveis?

Como todo mundo sabe, o número usuários de smartphones e tablets não para de crescer. Por este motivo, você não poderá ficar fora desta nova tendência e deve, com certeza, buscar novas ferramentas para divulgar suas idéias, produtos e negócios nesta tecnologia…

Para visualizar o seu site em celulares, leia o nosso artigo: Veja como o seu site (blog) aparece nos aparelhos móveis.

Existem várias aplicativos e softwares para desenvolvimento de sites específicos para os sistemas operacionais móveis como o iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Palm WebOS, BadaSymbian.

Para quem utiliza o Blogger, gerenciador de blogs para o PC, já está preparado para uma melhor visualização nos celulares, smartphones e tablets. Leia o nosso artigo: Como adequar o seu Blogger para aparelhos móveis.

Para quem usa o Wordpress.org, existem vários plugins para configurar o seu blog para usar em dispositivos móveis. Um plugin muito bom é o WordPress Mobile Pack (Para instalar, acesse o menu [Plugins], [Adicionar Novo] e pesquise por [WordPress Mobile Pack]. Assim que encontrá-lo, baixe, ative e pronto. Não é necessário fazer mais nada!).

Por que criar um site só para celular?

Para obter um site bem preparado para o formato móvel e “touch-screen”, é necessário um layout simples, desenvolvido para a navegação em telas pequenas, carregamento super rápido, recursos exclusivos para celulares e foco direcionado para o conteúdo, ou seja, um site diferenciado e específico para dispositivos móveis. Recomenda-se portanto, seguir as regras abaixo para um site ideal:

  • Manter um layout simples
  • Criar conteúdo para navegação com os dedos e não com mouse
  • Priorizar o conteúdo
  • Usar recursos exclusivos para celular e tablets
  • Facilitar a conversão para outros formatos

Como já foi dito, existem vários aplicativos (como o phonegap.com, por exemplo), softwares e empresas especializadas para o desenvolvimento de sites para celular. Mas se você quer algo bem legal, rápido e gratuito, o Google Sites poderá dar uma ajuda. Veja a seguir como construir o seu próprio site móvel no Google…

Criando um site móvel no Google Sites

  Acesse o link: Google Sites – Mobile

Escolha o [modelo] e Selecione a [cor].

image

No  nosso exemplo vamos escolher o modelo Social. Depois de ter escolhido o modelo e selecionado a cor de preferência, clique no botão [Experimentar este modelo].

image

Visualize o seu Site Mobile… Se você gostou, clique no botão [Utilizar Modelo].

image

Se você ainda não estiver conectado, entre com o seu E-mail e Senha do Google e clique no botão [Login].

Obs.: Se você ainda não tiver uma conta do Google, como Gmail, Youtube, Blogger, Google plus, etc, clique no botão [Inscreva-se] que fica no canto superior direito da tela…

image

Digite um nome para o seu site em [Escolher nome para o Web site]. Depois, digite o código de segurança que aparece no final da página e clique no botão [Criar].

Atenção: O nome que aparece em Localização de Web stie deverá ser único. Portanto, muitas vezes, você precisará fazer várias tentativas até encontrar um nome que ainda não foi utilizado. Também não é possível usar caracteres especiais, somente letras e números.

image

Pronto, o seu Site Mobile foi criado…

(veja o nosso site móvel: https://sites.google.com/site/mobilevisualdicas/)

image

Agora você precisará fazer as configurações necessárias para acrescentar todas as informações no seu site móvel, como logotipo, descrição, compartilhamentos, páginas, etc.. Para isso criamos um tutorial com todas as configurações básicas para o seu Site Móvel

Configurando o seu Google Site Mobile

Para ver o seu site em ação, leia o artigo: Veja como o seu site (blog) aparece nos aparelhos móveisimage

Gerenciando o seu Site Móvel

  Se você já possui um Google Site Mobile, acesse o aplicativo: Google Sites

Se você não estiver logado, entre com seu E-mail e Senha do Google e clique no botão [Login].

Depois de conectado, clique no link do Site que você deseja modificar….

image4_thumb[1]

Assim você poderá fazer todas as alterações na configuração do seu Mobile Site, conforme mostraremos no artigo: Configurando o seu Google Site Mobile

image


Para criar sites “normais” (para uso em PC) no Google Sites, leia:

Como fazer um site de maneira rápida, fácil e gratuita


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics