PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

04/04/2011

O que é Hashtag? Como usá-los no Twitter?

hashtags-image

Atualizado em 14/05/2014

O que é Hashtag?

Hashtag, como você já deve saber, significa rótulo precedido do símbolo # (cerquilha ou jogo da velha), denominado “hash“ em  inglês, e são utilizados no Twitter como palavras chaves que identificam e classificam correntes de postagens para determinados grupos específicos. Podem ser comparados como os marcadores que utilizamos em um blog.

image

Portanto, hashtags são aquelas palavras que vemos no Twitter com #'s na frente, que servem para  identificar e agrupar postagens por um determinado tema ou assunto relevante.

As hashtags além de facilitar pesquisas de tweets (postagens) de um determinado assunto,  ajudam a encontrarmos pessoas que tenham interesses em comum…

Usando hashtags

No exemplo acima, se quisermos encontrar tweets (mais recentes) sobre wordpress, por exemplo, basta clicarmos no link da hashtag  [#Wordpress], e teremos os resultados de todos os tweets (notícias), pessoas, fotos, vídeso  e usuários (pessoas) deste grupo…

image

Em resultados [Resultados para …] você poderá visualizar as postagens [Notícias], [Fotos], [Vídeos], [Coleções] postagens de seus seguidores e [Pessoas] usuários que fazem parte do grupo da hashtag pesquisada, que no nosso exemplo é #Wordpress.

Como exemplo, vamos selecionar [Notícias] para visualizarmos todos os teets mais recentes do grupo #Wordpress. Para acompanhar os resultados, clique no botão [Salvar].

image

Observe que as pessoas que fazem parte do grupo #wordpress  possuem a palavra chave no username, no nome ou na descrição do perfil. Também precisam ter grande popularidade, credibilidade e relevância no Twitter (alguns também são promovidos através de pagamento).

image

Trends e o site oficial hashtags

Assuntos do Momento (Trends), que aparecem na página inicial do twitter, são palavras ou hashtags mais relevantes e populares no momento (também podem ser chamadas de hot trends) …

image

Uma forma bem legal para você encontrar hastags é utilizar o aplicativo search.twitter. Na página, digite uma palavra que você quer verificar, e clique no botão [Buscar].

image

Você terá a relação dos tweets postados e seus respectivos usuários em tempo real.

image

Verificar a popularidade das hastags

Para rastrear e conhecer melhor a popularidade das hashtags que você irá utilizar, acesse o site www.hashtags.org, que é o site oficial que organiza e apresenta todos os hashtags do Twitter, digite um termo no campo [Search] depois tecle [enter].

image

Veja o gráfico de tendências (Trend Graph) dos tweets mais recentes postados com a tag pesquisada.. No gráfico é possível verificar a relevância e popularidade da hashtag pesquisada…

image

Como utilizar o hashtag para que seus tweets sejam mais visualizados 

Para que seu perfil e seus tweets sejam mais visualizados por muitos e não só por seus seguidores, ou por quem olhar o seu perfil, utilize hashtags nos seus tweets:

1- Sempre que puder, acrescente hashtags nos seus tweets… Use de preferência hashtags com grande popularidade, permitindo que mais pessoas visualizem o  seu tweet.

Se possível, utilize a hashtag da sua marca. No nosso exemplo, vamos usar #visualdicas.

Atenção: Use hashtags com bom senso e critério para que o seu perfil não seja visto como spam…

image

2- Utilize palavras relevantes no seu perfil: Na descrição do seu perfil, se possível utilize palavras que possuem hashtags do seu interesse. Procure as com maior relevância no site www.hashtags.org.

Veja o nosso perfil, que usamos as palavras como cursos, dicas, informática, blogs, etc. Usamos também a hashtag  #visualdicas, para forçar uma maior relevância desta palavra no twitter.

image

Lembre-se: Seu Username é uma hashtag única (no exemplo usamos  visualdicas)que dependendo da forma que você utiliza o twitter, tanto em quantidade como em qualidade das suas postagens (tweets), estas hashtags poderão se tornar muito relevantes, populares e poderosas…

Regras e cuidado com os hashtags

  1. Não abuse das hashtags. Se todos os seus tweets forem uma hashtag, a utilidade da mesma fica diluída, não só pela fragmentação da conversão, mas também porque os seus tweets poderão passar a ser vistos como spam.
  2. Não deixe de acrescentar conteúdo juntamente com a sua hashtag, isto ajudará o leitor a compreender melhor uso da hashtag utilizada, e também para não ser identificada como spam.
  3. Não envie tweets com hashtags repetidas, ou apenas com hashtags, pelas mesmas razões já citadas anteriormente.

Resumindo

Agora que já conhece um pouco mais do que é uma hashtag, para que serve e como utilizar, por que não começar a utilizar e a rastrear, já usa hashtags nos seus tweets? Alguma se tornou um assunto popular?

Com o uso de hashtags, seus tweets após serem enviados, poderão ser vistos por muitos e não só por seus seguidores ou quem visitar o seu perfil.

Hashtags também ajudam muito  quem procura pessoas que tenham interesses em comum com os seus…

byALF

2 comentários:

Unknown disse...

Artigo útil. Entretanto, segue uma sugestão ao autor: " não inicie a explicação com "para quem não sabe..."
abraços
Chiamti

byALF disse...

Olá José,

Obrigado pela dica...

Já fiz a alteração na frase (veja se ficou melhor) e aproveitei para atualizar o post com o Twitter visual 2014..

Abraços,

Visual Dicas

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics