PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

12/05/2010

O que você precisa saber sobre as TV´s 3D

 3D TVs

TV 3D, vale apena comprar uma agora?

Se você está pensando em comprar uma TV 3D agora, dê uma olhada nas respostas que a INFO deu para as principais dúvidas de seus leitores…

O texto abaixo foi retirado da revista INFO edição de Maio de 2010, escrito por Renata Leal e Luiz Cruz.

Se você tiver mais dúvidas, pergunte para a INFO no link: Blog da Info

image

1- Como funciona o 3D?

O 3D é uma ilusão da nossa mente. A distância entre nossos olhos faz ver imagens ligeiramente diferentes, que são fundidas pelo cérebro para formar uma só, com profundidade.

O mesmo ocorre com as imagens 3D no cinema e na TV. Cada olho recebe uma imagem um pouco diferente da outra. O resto é com o cérebro…

3

2- Sempre precisamos óculos para ver 3D?

Os óculos exibem imagens diferentes aos seus olhos. A tela mostra duas imagens que podem estar em cores ou em posições diferentes e os óculos funcionam com filtro, para que cada uma delas alcance um dos seus olhos. Depois disso, o cérebro funde as duas.

Em algumas TVs, os óculos são dispensáveis…

3- Como funcionam os óculos?

Atualmente, há dois tipos principais, os ativos e os passivos.

Panasonic_3D_glasses_w500-2_w500 (1) 

Os passivos, comumente usados comumente no cinema, se dividem em dois modelos: os anaglíticos (azul e vermelho), filtram por cor; já os polarizados fazem a separação por ondas na vertical e na horizontal.

3d-tv-glasses-free

Os ativos, acompanham as TVs 3D e são mais caros. Têm dois pequenos painéis de LCD no lugar das lentes e, sincronizados por infravermelho, mostram as imagens alternadamente para cada olho.

3d_glasses_500x375 

4- Qualquer pessoa consegue enxergar o 3D?

Não. De acordo com Célia Nakanami, chefe de oftalmologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo, só vê em 3D quem tem os olhos alinhados.

Quem tem estrabismo ou ambliopia (redução significativa ou perda de visão em um dos olhos) não conseguir ver o efeito nos óculos ativos ou passivos.

Quem tem daltonismo pode não conseguir ver o efeito nos óculos anaglíficos.

5- Que programas posso ver numa TV 3D hoje?

Depende do tipo de conteúdo. A programação convencional exibida hoje, em 2D, será transmitida como estamos acostumados a vê-la. Alguns modelos de TV 3D tem um conversor interno que simula as imagens 2D em três dimensões. Isso dá a impressão de mais profundidade.

No momento não há nenhuma programação na grade da TV aberta nem de canais a cabo que seja produzida em 3D. Algumas experiências já foram feitas no Carnaval e da Fórmula Indy, além de documentários e filmes.

6- Posso ver a Copa do Mundo em 3D em casa?

Sim, mas só se tiver a TV 3D e usar a opção de converter o sinal 2D para 3D. O sinal gerado em 3D não deverá ser transmitido para o Brasil porque nenhuma das emissoras tem o direito de exibição da Copa em 3D por aqui.

Por enquanto, elas só estão confirmadas para os Estados Unidos e a Espanha, segundo o acordo da FIFA. É possível que as partidas sejam transmitidas em 3D nos cinemas.

7- Como faço para ver TV 3D se já uso óculos?

Como já comentado, existem modelos que dispensam o uso de óculos, mas nos aparelhos que estão chegando agora no Brasil, só é possível ver TV 3D com óculos.

Para quem já utiliza óculos de grau, é possível adaptar os óculos 3D sobre os que você já usa, embora isso possa ser um pouco incômodo.

8- Quantos óculos vem com a TV 3D?

Alguns modelos tem apenas uma unidade. Outras já vêm com duas. É possível comprar óculos adicionais, a um valor de proximamente R$ 250,00. Mas não vai dar para lotar a sala: cada TV tem uma angulação máxima para ver as imagens com efeito 3D.

9- Posso levar meus óculos 3D para ver TV na casa de um amigo?

Só se sua TV e a do seu amigo forem do mesmo fabricante. Os óculos de uma marca não sincronizam com as TV’s de outras.

10- Dá para ver TV 3D deitado?

Não. O recomendado é que você esteja sentado, num ângulo de 90º em relação à tela e a uma distância de pelo menos 3 vezes a altura dela. A imagem perde o efeito 3D à medida que você se afasta do ângulo correto.

3defeito

11- O efeito 3D da TV é melhor do que no Cinema?

Pode ser até melhor, mas no cinema como a sala é totalmente escura e o som mais profissional, a sensação do 3D é mais completa.

12- Faz mal ver 3D por muito tempo?

Algumas pessoas se sentem incomodadas e podem passar mal. Isso ocorre porque os olhos focam e desfocam rapidamente os objetos.

Alguns manuais, como o da TV Samsung por exemplo, tem uma série de recomendações para evitar acidentes após e durante o uso e desestimula que grávidas, epiléticos e bêbados (hehehe) assistam à TV 3D. As instruções chegam a dar medo, mas é só precaução dos fabricantes.

13- Posso ver meus DVD´s antigos com efeito 3D

Isso é possível nas TV´s que fazem a conversão de 2D para 3D. Mas em geral a qualidade não é suficiente para dar a sensação de profundidade. O ideal é ver DVD´s em 2D mesmo.

14- Preciso comprar um Blu-ray 3D para ver filmes?

Se os eles forem 3D, sim. Os filmes em 3D serão vendidos apenas em Blu-ray e os discos só funcionarão nos players de Blu-ray 3D, principalmente por causa dos cabos HDMI, que mudam de padrão para suportar a quantidade de dados transmitidos.

15- O que é preciso para ver 3D na TV que tenho em casa?

É possível ver, mas é complicado e o resultado não é dos melhores. Nas TV´s de plasma e LCD só da para ver com óculos anaglíficos (lentes coloridas).

Nas TV´s de tubo dá para fazer uma conversão 2D para 3D, usando uma fonte de sinal externa, que pode ser um conjunto de um aparelho de DVD com sincronizador para óculos. O resultado é minimamente satisfatório somente em TV´s com frequencia de 100Hz (a maioria tem 60 Hz).

16- Como terei certeza que não estou comprando um padrão que vai mudar depois?

Atualmente, cada fabricante de TV tem uma tecnologia distinta. Num primeiro momento, elas não são compatíveis, mas é realmente possível que no futuro seja estabelecido um padrão ou que, pelo menos, existam óculos compatíveis com todas as TV´s.

17- O preço das TV´s vai cair?

Sim, como toda tecnologia nova, há um tempo de popularização. É o mesmo que já aconteceu com o LCD e começa ocorrer com os modelos LED… e sempre surgirão novas TV´s mais avançadas e mais caras.

Fonte: Revista Info edição de maio/2010

Texto escrito por: Renata Leal / Luiz Cruz

Reportagem completa: Revista Info maio/2010

Veja também: O que é Full HD / O que é Blu-Ray (BD)?

até mais… [ byALF ]




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics