PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/09/2009

O Ato de Organizar e Planejar

image

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

A desordem é um estado de coisas que pode apavorar uma pessoa dificultando, desde a simples procura de um objeto, até a consecução de um empreendimento.

Algumas pessoas, no entanto, adaptam-se à desorganização e com ela convivem sem se importar com as suas desvantagens.

O ato de organizar consiste em colocar em ordem, arrumar de modo conveniente e funcional.

Organização significa o ato de organizar, ou o efeito dessa ação. Assim podemos nos referir a uma “organização”, social, escolar, ou mesmo doméstica, em que se cuida, ou não, da sua organização.

É inegável considerar a importância da organização como fator de produtividade, economia de tempo e espaço, e de esforços.

Uma forma simples de reconhecermos a importância da ordem é a de observar e responder a nós mesmos: Como está a arrumação: do meu banheiro?; do meu armário de roupas?; da minha mesa de trabalho?

O planejamento é a ação, ou o efeito, de organizar mediante um plano.

Como ação é um trabalho preparatório de um empreendimento; como efeito é um instrumento de trabalho, um plano, um programa.

Algumas de nossas ocupações necessitam de planejamento formal, mas a maioria não. Em nossas atividades diárias estamos sempre agindo automaticamente, embora antecipemos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Agimos com muito mais frequência do que planejamos explicitamente as nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação.

O planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturar o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina sendo, portanto, o lado racional da ação.

Trata-se de um processo formal de deliberação, abstrato e explícito, que define objetivos, estabelece metas, prevê e seleciona recursos, escolhe e organiza ações, prevê os resultados esperados e busca alcançar, da melhor forma possível, os objetivos pré-definidos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 25/09/09

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics